quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Apresentação das Oficinas de Arte


Os alunos do projeto Espaço Cultural ACESA Flávio de Carvalho mostram no sábado, dia 27 desse mês de outubro, no Auditório de Valinhos, os trabalhos realizados ao longo de 2012 nas oficinas de dança, teatro, música, escultura em argila, pintura em tela e desenho de animação. O projeto da ACESA Capuava foi aprovado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) do Estado e tem patrocínio da Rigesa. A partir das 15h, os trabalhos ficarão expostos no saguão do Auditório e no palco será apresentado o espetáculo de dança e teatro, "Um Outro Conto de Fadas".

O espetáculo de dança e teatro reúne os usuários da ACESA em uma história em que todos vivem seu dia de príncipe e princesa. O espetáculo adapta o clássico Branca de Neve para narrar a vida da jovem depois do casamento com o príncipe. Toda a concepção do espetáculo, como a direção, figurinos e cenografia, foi feita pela professora de dança, Pamela Spanholeto Bampa, em parceria com o professor de teatro das oficinas na ACESA, Pedrinho de Moraes, assim como a trilha sonora, que entre peças conhecidas, também ganhou alguns arranjos do musicoterapeuta da instituição.  Pamela e Pedrinho de Moraes explicam que não há um personagem principal, todos têm uma participação especial na história.

Trabalho

Dançarina e professora da arte, Pamela conta que trabalha com dança adaptada há 8 anos, mas garante que nenhuma aula é igual à outra. "Cada aluno tem sua característica especial", diz ela. "Você tem que ir conhecendo um por um e tirar aquilo que o aluno te oferece de melhor. Cada um responde à sua maneira, uns com sorrisos, outros com palmas, outros dançando. É algo único", descreve a professora da oficina de dança. Entre os atores do espetáculos estão cadeirantes, pessoas com deficiência intelectual e múltiplas. "Aqui na ACESA existem casos que com certeza poucas pessoas imaginariam que respondessem tão bem a esses estímulos", conta Pamela.

Mais Trabalhos

Além do espetáculo de dança e teatro, o Auditório de Valinhos também receberá os trabalhos em pintura em tela, que ficarão expostos no saguão. O projeto Espaço Cultural ACESA Flávio de Carvalho ofereceu ainda oficina de desenho de animação com o diretor Maurício Squarisi, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, no qual os alunos produziram um desenho animado em curta-metragem sobre os 10 anos da entidade completados nesse 2012 - assista ao filme e ao making of em posta abaixo.

As oficinas começaram em março e as aulas ocorreram na casa construída por Flávio de Carvalho, na Fazenda Capuava, onde está a sede da ACESA, considerada uma obra prima da arquitetura modernista e tombada ao patrimônio cultural do estado.

Serviço

A entrada para o espetáculo é franca. O Auditório de Valinhos fica na Rua 21 de Dezembro, 66, no Centro de Valinhos.