sexta-feira, 27 de abril de 2012

Censo 2010



O Brasil tem 45,6 milhões de pessoas com deficiência, o que representa 23,9% dos 190 milhões de brasileiros. Os números, divulgados nessa semana, são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) baseado no Censo 2010, o mais recente.

A pesquisa apontou ainda que a deficiência mais comum é a visual, com 35 milhões de pessoas que declararam dificuldade de enxergar mesmo com óculos.

O Censo também traçou um comparativo entre regiões e estados. A Região Nordeste registra os maiores níveis para todas as deficiências, enquanto a Região Sul apresentou o menor percentual de pessoas com deficiência visual; a Centro-Oeste, a menor taxa de deficiência auditiva e motora e a Região Norte, tem menos deficientes mentais.

Comparando os números entre os estados, o Censo registra que os maiores níveis de população com alguma deficiência estão no Rio Grande do Norte e Paraíba. As menores incidências são em Roraima e Santa Catarina.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Sandro Saga na Festa Junina da ACESA


O sertanejo pop de Sandro Saga também vai dar o ritmo da alegria na Festa Junina da ACESA, que ocorre dia 2 de junho, na sede na Fazenda Capuava.

Autor do hit "Tô na sua", Saga lançou-se no sertanejo há cerca de três anos depois de iniciar carreira no grupo Quatro Fatos, de Campinas, que experimentou o sucesso regional.

A Festa Junina terá ainda a Orquestra de Viola de Vilinhos, com músicas que marcaram o cancioneiro popular.

A rifa de TV LED, tablet e smartphone já está sendo vendida na secretaria da ACESA.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Conferência debate sobre direitos da pessoa com deficiência


As questões de cidadania da pessoa com deficiência foram o foco dos debates em Valinhos na I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que ocorreu sábado (14), realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD).

Com o tema baseado na convenção da ONU, a Conferência abordou questões como esporte, educação, trabalho, reabilitação profissional, acessibilidade e saúde, entre outros.

A ACESA esteve na Conferência com a participação da coordenadora Roberta M. M. Cimino e da pedagoga Marlene Coleti Omissolo, respectivamente, conselheira e suplente do CMDPD, que integraram o grupo de trabalho que discutiu órtese, prótese, saúde, prevenção e reabilitação.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Oficinas de Arte


Alunos da Acesa Capuava fazem as oficinas de arte que começaram em março e continuam nesse 2012 na sede, em Valinhos. Abaixo, fotos das aulas de dança, pintura e escultura.